O Tribunal Superior do Trabalho condenou, em 10 de junho, a Ortobom a pagar R$ 300 mil por danos morais coletivos por discriminação contra mulheres. A decisão foi tomada depois de ação civil pública do MPT (Ministério Público do Trabalho) que alegava que todas as 22 gerências e as duas subgerências da fabricante de colchões eram ocupadas por homens em 2022.
A decisão foi confirmada por unanimidade pela 3ª Turma do Tribunal. O acórdão ainda não foi publicado.
publicidade publicidade Formulário de cadastro alertas grátis do Poder360 concordo com os termos da LGPD. Inscreva-se Inscreva-seA condenação envolve uma unidade da Ortobom em Arapongas (PR).
publicidadeO relator do caso, ministro Alberto Balazeiro, afirmou que a empresa não apresentou uma “explicação objetiva plausível” para o preenchimento dos cargos de gerência. E declarou que mais da metade da população da cidade de Arapongas, onde fica a fábrica, é composta por mulheres.
publicidadeO Poder360 tentou entrar em contato com a Ortobom, mas não teve sucesso em encontrar um telefone ou e-mail válido para informar sobre o conteúdo desta reportagem. Este jornal digital seguirá tentando fazer contato e este texto será atualizado caso uma manifestação seja enviada.
Todo conteúdo