O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deu dicas de segurança durante o lançamento da nova fase do programa Celular Seguro, nesta 3ª feira (23.jun.2026). O petista pediu que os brasileiros tenham “mais cuidado” ao usar o celular e fez alerta contra “alguém dando pirueta na bicicleta” quando for usar o aparelho na rua .
“Ele [o assaltante] quer roubar suas informações, sua conta bancária. Na hora que tiver que falar [ao celular], olhe para seu lado e veja se tem alguém perto de você, alguém dando pirueta na bicicleta. A gente quer punir quem rouba e quem vende, mas é importante que você tenha mais cuidado ao usar o celular porque ele é um patrimônio seu”, declarou.
publicidade publicidadeFormulário de cadastro alertas grátis do Poder360 concordo com os termos da LGPD. Inscreva-se Inscreva-se
publicidadeA nova fase do programa transforma o Projeto Celular Seguro em uma política pública permanente. No evento, Lula também assinou decreto que institui formalmente o BNCR (Banco Nacional de Celulares com Restrição), plataforma coordenada pela Senasp (Secretaria Nacional de Segurança Pública) que reúne informações sobre aparelhos roubados, furtados ou extraviados no Brasil.
publicidadeSegundo o ministro da Justiça e Segurança Pública Wellington César Lima e Silva, a instituição da política tem como efeito a redução da violência nas grandes cidades. “Na medida em que temos menos celulares disponíveis para vender, toda a cadeia criminosa se modifica e esse incentivo diminui a prática do crime”.
publicidadeO BNCR reunirá informações do Programa Celular Seguro, dos registros de ocorrência das Polícias Civis de todos os Estados, das operadoras de telefonia, dos sistemas nacionais de segurança pública, do Cemi (Cadastro de Estações Móveis Impedidas) da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) e da ABR Telecom.
Até o momento, o banco de dados, com informações de 2020 a 2026, já conta com 3,3 milhões de celulares com o Imei (Identidade Internacional de Equipamento Móvel) registrado. Desses, 272 mil foram recuperados.
Eis as mudanças do programa:
Modo Recuperação: o aparelho roubado ou furtado não é bloqueado imediatamente. Quando uma nova linha telefônica for habilitada no dispositivo, o sistema identificará a utilização e iniciará o fluxo de recuperação. Com a integração entre bases públicas e operadoras de telefonia, o governo poderá localizar aparelhos com registro de roubo em uso e enviar notificações aos usuários para devolução voluntária às autoridades policiais; criação de uma ferramenta pública de consulta prévia: antes de adquirir um celular, o comprador poderá verificar se o aparelho tem registro de restrição. A consulta é feita pelo número Imei.Com o cadastro, o celular roubado começa a ficar inutilizável, com o bloqueio de acesso a plataformas como o Gov.br e bancos.
A recuperação dos aparelhos ficará a cargo das Polícias Civis dos Estados, a partir do Susp (Sistema Único de Segurança Pública). A tecnologia da nova fase já foi adotada no Piauí, no Amazonas, na Bahia e no Ceará.
No evento, o presidente Lula afirmou que o cidadão que adquirir um celular roubado não precisa ter “medo” de procurar uma delegacia para devolver o aparelho. Declarou: “Você não vai ser preso. É apenas para devolver o celular. Se você souber onde comprou, melhor ainda: vai ajudar a combater uma organização criminosa”.
Durante discurso na 7ª plenária do CDESS (Conselho de Desenvolvimento Econômico, Social e Sustentável) Lula já havia anunciado que o governo estudava lançar uma nova fase do programa. Afirmou que poderia haver a entrega dos aparelhos nos Correios, já que nas delegacias “a pessoa não sabe qual delegado vai encontrar”.
Pela fala, o presidente foi criticado por associações policiais. O Sindesp ((Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo), por exemplo, declarou que delegados e policiais civis desempenham papel fundamental na investigação criminal, na recuperação de bens subtraídos e na proteção da sociedade.
publicidade publicidadeTodo conteúdo