oMelhor.Net

Lula gastou R$ 178 milhões com propaganda em 2026

Lula gastou R$ 178 milhões com propaganda em 2026
Valor investido em comerciais em todos os veículos equivale a 18% de tudo o que o Planalto pagou em 3,5 anos de governo. Leia no Poder360

Resumido por Omeloton IA:

## Resumo do gasto público em publicidade do governo LulaO governo Lula investiu R$ 178 milhões em publicidade nos primeiros seis meses de 2026, totalizando R$ 1 bilhão em gastos desde o início de seu governo. A Secom, responsável pela comunicação do governo, utilizou esses recursos para divulgar campanhas em diversos meios de comunicação, como TV, rádio, jornais, revistas, internet e streaming.

As peças publicitárias abordam temas como programas sociais, políticas para mulheres, fim da escala de trabalho 6 X 1, isenção do Imposto de Renda e abertura de mercados no exterior. A Secom contratou 1.454 anúncios em 2026, com um foco em campanhas que exaltam as realizações da administração petista.

O tema com maior investimento foi a isenção do Imposto de Renda, que beneficia milhões de brasileiros. O PL, partido de Flávio Bolsonaro, alega que o governo ultrapassou o teto legal de gastos com publicidade institucional e que a utilização da máquina pública para projetar a imagem do presidente é instrumentalizada.

O partido solicitou a suspensão das campanhas publicitárias do governo.