A Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) criticou a decisão do Gecex-Camex (Comitê-Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior) de renovar as cotas de importação com alíquota zero para veículos eletrificados desmontados e semidesmontados. A medida foi anunciada na 3ª feira (23.jun.2026) pelo Mdic (Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços).
Segundo o governo, as cotas valerão por 6 meses, a partir de 1º de julho, e terão limite de US$ 463 milhões. O benefício será aplicado a veículos CKD, totalmente desmontados, e SKD, semidesmontados. Acima do limite, permanecerá a cobrança de 35% para veículos SKD e de 14% para CKD. A importação de carros montados não será contemplada.
publicidade publicidade Formulário de cadastro alertas grátis do Poder360 concordo com os termos da LGPD. Inscreva-se Inscreva-seEm nota, a Fiesp disse ter recebido a decisão “com preocupação” e que a medida “prejudica diretamente a indústria que investe no Brasil”. Afirmou que as cotas para modelos desmontados contraria decisões anteriores do próprio Gecex.
publicidadeAs cotas para a importação de kits de veículos elétricos haviam terminado em fevereiro de 2026, conforme cronograma definido pelo governo depois de debates com o setor produtivo.
publicidade“Ao alterar de surpresa as regras do jogo, o governo federal viola a segurança jurídica, sabota a previsibilidade regulatória e penaliza toda a cadeia automotiva brasileira, que planejou e executou investimentos confiando na estabilidade das decisões, para gerar empregos e inovação dentro do país”, declarou Paulo Skaf, presidente da Fiesp.
publicidadeA discussão sobre a tributação de veículos eletrificados começou em 2023, quando o governo decidiu retomar gradualmente o imposto de importação sobre híbridos e elétricos.
Em 2025, o Gecex antecipou para janeiro de 2027 a cobrança da alíquota cheia para kits CKD e SKD. Também foi criada cota temporária com imposto zerado de agosto de 2025 a janeiro de 2026. Agora, embora os carros elétricos importados montados passem a pagar alíquota de 35% a partir de julho, o governo decidiu retomar por mais 6 meses a cota com imposto zero para kits.
Leia mais:
Governo renova cota zero para kits de carros elétricos Fiesp defende liberdade de escolha sobre escala de trabalho Fiesp pede ação rápida do governo contra tarifa proposta pelos EUA publicidade publicidadeTodo conteúdo